domingo, 7 de março de 2010




BRIEFING

1. Sobre o projeto

Nome do projeto:
Re-design da marca H.I.VIDA

Descrição do projeto:
Elaborar uma nova identidade visual, assim como diferentes suportes, para a melhor divulgação do instituto H.I.VIDA.

Background:
Como referencial de nosso projeto, tomaremos como base o trabalho realizado em cima de marcas de instituições filantrópicas de reconhecimento internacional, analisando suas formas de atuação na sociedade e seu impacto nas diferentes mídias.

Objetivo primário:
Criar uma nova identidade visual para a marca H.I.VIDA.

Objetivo secundário:
Criar uma unidade no material de divulgação da instituição.

Imagem da instituição na comunidade:
O instituto H.I.VIDA é visto, dentro do município de Carapicuíba, como uma ONG que tem por objetivo realizar ações de conscientização na sociedade em relação a pessoas portadoras do vírus H.I.V. Hoje ela oferece abrigo e estrutura para pessoas portadoras da doença que procuram a instituição.

Foco da campanha ou da marca:
O H.I.VIDA visa, por intermédio de suas campanhas, angariar fundos para suprir com as necessidades da ONG.

Palavras chaves:
EMPATIA - SOLIDARIEDADE - VIDA - IDEAL - FORÇA.

2. Público

Público Alvo:
Sexo: Indiferente
Faixa Etária: 25 a 50 anos
Escolaridade: Indiferente
Nível de renda: Classe Média
Ocupação: Empresário

Descrição do Público:
Empresários do comércio local, mais especificamente da Região Oeste, provavelmente já ligados a ações sociais e a algum tipo de religião (católico, evangélico, protestante).
É um público consumidor de marcas tradicionais no mercado (NESCAFÉ, ARROZ CAMIL, NESTLÉ).
Provavelmente almeja um maior status na sociedade e gostaria de consumir marcas consideradas da classe alta (APLE, NIKE, LACOSTE, OUTBACK).
A rotina de seu trabalho consiste em cuidar de seu comércio e das funções que isso lhe implica.
Uma possível interferência na mensagem a ser passada para este público talvez seja uma de suas próprias características: o tradicionalismo.

3. Mercado
As únicas concorrências diretas que existem a marca H.I.VIDA são outras instituições filantrópicas existentes na Região Oeste. Todavia, nenhuma delas tem realizado trabalhos com enfoque neste tipo de público; pessoas portadoras do vírus H.I.V. O atendimento a estas pessoas é feito na sede na própria instituição, em Carapicuíba.
Uma das instituições mais representativas do ramo é a “Sociedade Viva Cazuza”, fundada em 1990 em memória do cantor e compositor Cazuza, que faleceu naquele ano vítima da Aids. A ONG, no entanto, atua exclusivamente no estado do Rio de Janeiro.


4. Ferramentas de Comunicação
Para divulgação da marca usaremos os meios de comunicação impresso e web, sendo que em datas comemorativas (dia das crianças, natal, entre outras) desenvolveremos campanhas direcionadas para angariar fundos para a ONG.
O objetivo dessas ações será o de mostrar a importância que as contribuições de empresários e voluntários têm dentro da instituição, frisando, em todo momento, os trabalhos já realizados por intermédio desses fundos.
Entre as peças suportes para divulgação da marca estão: camisetas, panfletos, mala direta, outdoor, criação de blog e newsletter.

5. Outros
Uma das grandes ressalvas dentro deste projeto será o tipo de conteúdo veiculado nos meios de divulgação escolhidos.
Por se tratar de um assunto “delicado” e que ainda enfrenta certo tabu na sociedade, a devida atenção no tipo de imagens e dizeres inseridos nos materiais distribuídos deve ser cuidadosamente escolhido, evitando, dessa forma, sentidos dúbios e sensacionalistas.
A idéia deste material de divulgação é tratar o assunto de maneira séria e pessoal fazendo com que os seus receptores se sintam primordiais na manutenção e continuidade do trabalho do H.I.VIDA.
Em segundo plano estimamos que mais pessoas se interessem pelos trabalhos desenvolvidos pela instituição e que, por meio dessas campanhas de arrecadação, também se sintam estimuladas a fazer parte da equipe que trabalha efetivamente com este público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

encontrar no blog...