Este blog reúne todos os arquivos utilizados durante o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso realizado pelos alunos José Ramon, Lucas Gomes, Rafael Marques e Ricardo Moisés do curso de Comunicação Visual - Design Gráfico, concluído no 1º semestre de 2010. Todos os materiais de divulgação disponilizados neste espaço são de cunho acadêmico e quaisquer imagens e arquivos utilizados neste ambiente em outro suporte de comunicação devem ser notificados aos seus autores.
terça-feira, 11 de maio de 2010
Estudo de campo para elaboração da embalagem especial
PRODUTO: embalagem especial para porta-caneta
LOCAL DO ESTUDO: shopping Tamboré
Obs: Os produtos analisados durante a pesquisa de campo, efetuadas no shopping Tamboré, não condizem com as reais necessidades do que abordaremos em nosso trabalho. Contudo, analisando de forma mercadológica, buscamos outras fontes de pesquisa em centros comerciais da região oeste, onde a demanda pelo material é mais próximo do que será abordado pelo grupo.
INFORMAÇÕES OBJETIVAS
Nomeação da concorrência
Os produtos observados buscam oferecer um DESIGN diferenciado para atrair públicos específicos. Ex: DELLACRILICO, BOX GRAFIA, BRIGHT entre outros.
Preços
Os preços variam de R$2,00 até R$25,00
Conteúdo: porta-caneta
Gap de preço
A diferença de preço entre o menor e o maior é de R$23,00.
Número de frentes expostas
Na maioria das lojas não mais do que 5 ou 6.
Número e posição de prateleiras
Sete prateleiras e produtos expostos na terceira, de cima para baixo.
LINGUAGEM VISUAL DA CATEGORIA
Cor predominante do fundo e da frente de cada produto
Preto.
Imagens predominantes
A maioria utiliza a própria fotografia do produto.
Elementos visuais utilizados
Logo, letra bastão e splashes ressaltando o design do porta-caneta.
Informações em destaque
Somente uma fotografia para ilustrar o produto interno.
INFORMAÇÕES SUBJETIVAS
Não há predominância entre as marcas, pois elas se diferenciam de acordo com o enfoque de público, não seguindo uma ordem na gôndola.
Produto com maior destaque visual
A marca DELLACRILICO se destaca por apresentar um design mais sofisticado, tanto na composição da arte como no acabamento da embalagem.
O que evitar
Para que a nossa embalagem se diferencie das demais, pretendemos usar elementos não aproveitados pela concorrência.
Para retratar o produto interno usaremos um visor na parte frontal da caixa.
Internamente serão aplicadas as mesmas cores presentes na marca, para estabelecer uma co-relação com a palheta de cores da nova marca.
OPORTUNIDADES E AMEAÇAS
Por intermédio do design da nossa embalagem pretendemos exercer um diferencial na exposição junto aos demais produtos de mesma natureza nas gôndolas.
Por não haver uma diversificação nesse tipo de embalagem, acreditamos que nosso produto não enfrentará concorrência.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário