terça-feira, 11 de maio de 2010

Estudo de campo para elaboração da embalagem especial



PRODUTO: embalagem especial para porta-caneta
LOCAL DO ESTUDO: shopping Tamboré

Obs: Os produtos analisados durante a pesquisa de campo, efetuadas no shopping Tamboré, não condizem com as reais necessidades do que abordaremos em nosso trabalho. Contudo, analisando de forma mercadológica, buscamos outras fontes de pesquisa em centros comerciais da região oeste, onde a demanda pelo material é mais próximo do que será abordado pelo grupo.

INFORMAÇÕES OBJETIVAS

Nomeação da concorrência
Os produtos observados buscam oferecer um DESIGN diferenciado para atrair públicos específicos. Ex: DELLACRILICO, BOX GRAFIA, BRIGHT entre outros.

Preços
Os preços variam de R$2,00 até R$25,00
Conteúdo: porta-caneta

Gap de preço
A diferença de preço entre o menor e o maior é de R$23,00.

Número de frentes expostas
Na maioria das lojas não mais do que 5 ou 6.

Número e posição de prateleiras
Sete prateleiras e produtos expostos na terceira, de cima para baixo.

LINGUAGEM VISUAL DA CATEGORIA

Cor predominante do fundo e da frente de cada produto
Preto.

Imagens predominantes
A maioria utiliza a própria fotografia do produto.

Elementos visuais utilizados
Logo, letra bastão e splashes ressaltando o design do porta-caneta.

Informações em destaque
Somente uma fotografia para ilustrar o produto interno.

INFORMAÇÕES SUBJETIVAS

Não há predominância entre as marcas, pois elas se diferenciam de acordo com o enfoque de público, não seguindo uma ordem na gôndola.

Produto com maior destaque visual
A marca DELLACRILICO se destaca por apresentar um design mais sofisticado, tanto na composição da arte como no acabamento da embalagem.

O que evitar
Para que a nossa embalagem se diferencie das demais, pretendemos usar elementos não aproveitados pela concorrência.
Para retratar o produto interno usaremos um visor na parte frontal da caixa.
Internamente serão aplicadas as mesmas cores presentes na marca, para estabelecer uma co-relação com a palheta de cores da nova marca.

OPORTUNIDADES E AMEAÇAS

Por intermédio do design da nossa embalagem pretendemos exercer um diferencial na exposição junto aos demais produtos de mesma natureza nas gôndolas.
Por não haver uma diversificação nesse tipo de embalagem, acreditamos que nosso produto não enfrentará concorrência.

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